Categorias
Incêndio

Caixa de Hidrante — Tudo o que você precisa saber

Primordialmente, a caixa de hidrante — também conhecida como abrigo de hidrante ou de mangueira — é item obrigatório em edificações que possuam mais de 1 imóvel.

Este acessório é o responsável por conservar e armazenar os itens essenciais de uso para combate a incêndio, como as mangueiras, registros e esguichos.

Devem ser instaladas em locais estratégicos e de fácil acesso, de acordo com o projeto do engenheiro ou responsável técnico.

Ou seja, seguindo todas as normas vigentes do corpo de bombeiros descritas no AVCB para emissão de alvará de funcionamento.

Leia mais sobre o AVCB aqui.

Os abrigos ou caixas de hidrante podem ser encontrados em metal, vidro, acrílico e alvenaria, porém, os mais comuns são as caixas metálicas com pintura anti chamas na cor vermelha.

As normas técnicas definem que as caixas para hidrante devem ter entre 75 cm a 90 cm de altura e entre 45 cm a 120 cm de largura.

A proporção varia de acordo com o tamanho da mangueira e do hidrante que estarão acomodados.

Neste artigo, apresentaremos algumas informações relevantes sobre este assunto.

Quais os tipos mais comuns de caixa de hidrante?

Existem modelos diferentes de caixa de hidrante para cada situação e, por conta disso, você deve ficar atento e saber escolher cada tipo de acordo com a necessidade do ambiente. Confira:

Abrigo de embutir:

Este tipo de caixa de hidrante é a mais procurada para locais com pouco espaço para circulação, já que permite que seja embutida na parede, oferecendo uma otimização do espaço onde será instalada.

Caixas de Hidrante

Abrigo de sobrepor 

Ao contrário do abrigo de embutir, este modelo de caixa de hidrante é externo à parede e pode ser utilizado em qualquer lugar, desde que não interfira na circulação.

Ambos são ótimas alternativas para instalações industriais, residenciais e comerciais.

Caixas de Hidrante

Abrigo para hidrante duplo:

Ao contrário dos dois tipos listados acima, esta caixa de hidrante conta com uma maior dimensão, a fim de possibilitar o armazenamento de dois conjuntos de mangueiras de incêndio.

Geralmente são utilizados em edificações com grande volume de circulação de pessoas, como shopping centers, teatros e cinemas.

Também são encontradas nas opções para embutir ou sobrepor

Caixas de Hidrante

Agora que você conhece os principais modelos de caixa de incêndio, conheça também a Quality Tubos!

Somos referência na distribuição de materiais para instalação de redes de combate a incêndio, com os melhores materiais e condições de fornecimento!

Clique abaixo e conheça nossa loja Online, com muitos benefícios e entrega garantida para qualquer lugar do Brasil! 

Compre online na Quality Tubos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *