Categorias
Tubos de Aço

Tubos em Aço — Faça a escolha certa

Inicialmente, os tubos em aço possuem diversas especificações para as mais variadas aplicações.

Desde instalações mais complexas em indústrias e usinas, bem como nas instalações hidráulicas mais comuns em edificações, residências e comércios.

Porém, para cada finalidade de uso, existe um padrão regulamentador que define quais serão suas especificações, como:

– A qualidade da matéria prima;

– Fabricação do tubo;

– Os testes de qualidade que são submetidos para aprovação, entre outros.

De maneira geral, os tubos em aço são amplamente utilizados em vários estágios da construção civil, sejam para instalações hidráulicas, instalações elétricas ou estruturas metálicas.

É muito importante conhecer sobre as diferenças entre estes materiais, nesse sentido, evitando transtornos pelo uso de tubos incompatíveis com sua finalidade.

O uso de materiais incompatíveis pode acarretar em enormes prejuízos, colocando em risco seu projeto e instalação.

No Brasil, a regulamentação deste material é definida pela ABNT (associação Brasileira de Normas Técnicas).

Os tubos em aço mais comuns utilizados nas construções e instalações

Instalações Hidráulicas – ABNT NBR 5580

Também conhecidos como “DIN 2440” em referência a uma antiga norma alemã utilizada antes da ABNT.

Nas instalações hidráulicas, o tubo em aço mais utilizado costuma ser o padrão ABNT NBR 5580, que define as especificações de tubos para condução de fluídos e gases não corrosivos em geral.

Resumidamente, a norma define que estes tubos podem ser fornecidos com ou sem costura (solda longitudinal), com fabricação em aço carbono (pretos) ou galvanizados (revestimento protetor de zinco), com pontas lisas ou roscadas (roscas padrão BSP ou NPT).

Devido a sua alta resistência e durabilidade — por serem naturalmente a prova de fogo — são os tubos mais utilizados em instalações de redes de combate a incêndio (sistemas de hidrante).

Os materiais são fornecidos em barras com 6 metros de comprimento e passam por um teste de qualidade que confere a “estanqueidade” das barras, chamado “Eddy Current”.

Este teste verifica falhas ou vazamentos, garantindo que os materiais atendam a um padrão de qualidade para aplicação.

Instalações Elétricas – ABNT NBR 5597 e NBR 5598

Em instalações elétricas, os tubos de aço utilizados são chamados de eletrodutos galvanizados.

São tubos fornecidos com 3 metros de comprimento,  utilizados para proteção de condutores elétricos, cabos de comunicação, transmissão de dados e similares.

Os eletrodutos galvanizados correspondem as normas ABNT NBR 5597 (roscas NPT) e NBR 5598 (roscas BSP), e podem ser fornecidos com ou sem solda longitudinal.

Por padrão, cada uma destas barras é fornecida com uma luva encaixada em uma das extremidades.

Estruturas metálicas – ABNT NBR 6591

Para fins estruturais, por fim, temos uma variação mais ampla de tubos, a ABNT NBR 6591.

De antemão, esta norma define o uso de tubos em aço carbono com solda longitudinal (com costura) e abrange além dos tubos redondos, os tubos quadrados e retangulares (também conhecidos como “metalons”).

Igualmente chamados de “tubos estruturais”, eles são amplamente utilizados em construção de andaimes tubulares, guarda corpos, corrimões, cercas, alambrados, grades e portões, podendo ser fornecidos “pretos” (em aço carbono) ou galvanizados.

Por serem tubos dispensados de ensaios e testes de estanqueidade, frequentemente são destinados exclusivamente para uso em estruturas metálicas, não sendo indicados para utilização como condutores de fluídos e gases.

LEIA MAIS: Descubra a Diferença entre Aço Carbono e Galvanizado

Seja qual for a forma de aplicação (hidráulica, elétrica ou estrutural), é muito importante que ao adquirir tubos em aço, o comprador esteja atento a qualidade dos materiais, contudo, conferindo se seu fornecedor atende as normas especificadas pela ABNT, com materiais de origem e procedência garantidas.

Evite transtornos e prejuízos pelo uso de materiais com baixa qualidade ou que não estejam de acordo com as especificações exigidas pelas normas regulamentadoras correspondentes.

Precisando orçar tubos em aço para condução de fluídos e gases?Compre online na Quality Tubos

Comentários

5 respostas em “Tubos em Aço — Faça a escolha certa”

OS TUBOS GALVANIZADOS A FOGO ACENTAM UMA BOA SOLDAGEM,QUAL A AMPERAGEM RECOMENDADA,POIS QUERO FAZER UMA TORRE AUTOPORTANTE DE 30 METROS ALTURA COM TUBOS DIN 2440 NAS BITOLAS: 48,30 MM, 42,40MM, 33,70MM ,26,90MM E 21,30MM

Se possível envi a tabela de preços de tubos e outros em geral, sempre recebemos, mas não recebemos ultimamente e estamos precisando para uma licitação , ,grato, luiz carlos.

Deixe seu Comentário Seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *