Categorias
Incêndio

O que é e qual a importância do AVCB — Confira!

Você sabia que para a emissão de um alvará de funcionamento para empreendimentos comerciais, industriais ou edificações que contenham mais de uma residência, é obrigatória a emissão de uma licença obrigatória?

A seguir, veja a importância do AVCB — Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

O que é e qual a importância do AVCB?

Se trata do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e é uma licença obrigatória que atesta que o edifício cumpre com todos os requisitos de segurança contra incêndio e pânico.

Garante a segurança de pessoas e patrimônios, determinadas previamente pelas normas de segurança vigentes contra incêndio.

O AVCB é obrigatório em situações de:

  • Construção de edificações novas;
  • Modificações de área já construídas;
  • Alterações de atividades exercidas no local;
  • Quando há uma projeção de alteração na ocupação do edifício;
  • Pós reformas ou para regularização de áreas de risco.

O AVCB é dispensado em edificações residenciais familiares com acesso independente, que não ultrapassem dois andares.

A importância do AVCB é tanta, que a falta da adequação e certificação está sujeita a penalidades, sendo o responsável pela edificação, inicialmente, notificado para regularização dentro de um prazo de 180 dias.

Caso as adequações não sejam atendidas, o proprietário ou responsável pelo imóvel está sujeito a pagamento de multa e até mesmo a interdição por período indeterminado.

Leia também sobre a manutenção preventiva nos abrigos de incêndio

Renovação do AVCB:

“O AVCB deve ter prazo de validade de 01 (um) a 05 (cinco) anos de acordo com a ocupação e risco da edificação.

  • Para a edificação cuja ocupação seja de local de reunião de público cuja lotação seja de até 250 (duzentas e cinquenta) pessoas, o AVCB deve ter prazo de validade de 01 (um) a 03 (três)anos de acordo com a ocupação.
  • Edificação que esteja desocupada e que não possa ser fornecido o atestado de brigada contra incêndios, o AVCB deve ter prazo de validade de 01 (um) ano.
  • Para edificação com ocupação mista, onde haja local de reunião de público, cuja lotação seja superior a 250 (duzentas e cinquenta) pessoas, o prazo de validade do AVCB é de 01 (um) até 03 (três) anos de acordo com o risco da ocupação. (fonte: Corpo de bombeiros do Estado de São Paulo).

É fundamental que sejam respeitadas as vistorias e adequações para que a certificação se mantenha vigente e atualizada.

A falta da regulamentação das edificações de acordo com o AVCB pode impactar em consequências que vão muito além da interdição do local.

Afinal de contas, são normas que existem visando a preservação principalmente de vidas; A negligência em sua regulamentação caracteriza falta de responsabilidade por parte dos proprietários ou responsáveis.

A contratação de uma empresa ou profissional habilitado (engenheiro ou técnico) para realizar uma pré vistoria antes do agendamento com o corpo de bombeiros.

Por que devo ter a certificação AVCB?

A emissão do AVCB é indispensável, pois assegura que todos os detalhes exigidos estejam de acordo com as exigências para a emissão da licença.

E para realizar o orçamento dos materiais para instalações de combate a incêndio, conte conosco!

Somos especialistas no fornecimento de tubos e conexões galvanizados, registros e válvulas, abrigos e mangueiras, e tudo o que sua instalação precisa!

Materiais aptos para aprovação de vistoria do corpo de bombeiros, de acordo com as normas estipuladas pela ABNT.Compre online na Quality Tubos

Comentários

Uma resposta em “O que é e qual a importância do AVCB — Confira!”

Deixe seu Comentário Seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *