Categorias
Tubos de Aço

Tubos em aço para Poços Artesianos

Você sabia que até 2019, no Brasil existiam 2,5 milhões de poços artesianos e, deste número, apenas 12% são conhecidos e registrados pelos órgãos públicos? (De acordo com informações do Instituto Trata Brasil, em parceria com o Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da Universidade de São Paulo).

A perfuração de poços artesianos tem crescido, principalmente em ambientes rurais ou regiões áridas, a fim de conceder acesso a água potável em regiões que não contam com uma rede de abastecimento.

E onde entram os tubos em aço nessa história?

Os tubos em aço para poços artesianos são necessários no momento em que existe uma previsão no projeto inicial, com o objetivo de conter desmoronamentos ou perda de fluídos, e também para conduzir a bomba até o fundo da perfuração.

Além disso, outro fator importante no uso dos tubos em aço é o revestimento da perfuração e isolamento sanitário, caso a proximidade da obra tenha fontes conhecidas de contaminação do lençol freático.

Outro benefício que podemos listar no uso dos tubos em aço nos poços artesianos são seu baixo custo e alta resistência, quando comparado aos outros materiais presentes no mercado.

Leia também: Tubos em Aço – Faça a escolhe certa

Mas quais os tubos para poços artesianos existentes no mercado?

Além dos tubos em aço, existem outros materiais utilizados para perfurações de poços artesianos.

A indicação de cada um deles deve ser orientada por um profissional responsável, que avalie as condições gerais do solo e profundidade da perfuração.

Temos o tubo edutor geomecânico, que é composto por Policloreto de Vinila (PVC) com um encaixe de ponta a ponta roscável. Estes materiais são muito procurados para a instalação de bombas submersas para adução da água no poço artesiano e tem a principal característica de manter a qualidade da água e aumentar a segurança operacional do poço, por conta da sua alta resistência a incrustação e corrosão.

Existem também os revestimentos e filtros geomecânicos, fabricados em PVC, com encaixe ponta-bolsa roscável e paredes externas ranhuradas.

Vale lembrar que, como listado acima, cada modelo deve ser manuseado de acordo com a profundidade do poço e de acordo com as orientações de um profissional técnico qualificado para esta análise. Por conta disso, é importante procurar por empresas especializadas na área, para que o trabalho seja realizado com estudos de solo e equipamentos adequados, evitando prejuízos durante o processo de perfuração e implantação.

E se você estiver procurando por tubos em aço para poços artesianos, conheça nosso trabalho!

Somos referência na distribuição de tubos em aço NBR 5580 desde 2010. Temos uma equipe qualificada para te auxiliar com eficiência e agilidade! Nossos tubos possuem pronto embarque para todo o Brasil!Compre online na Quality Tubos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *