Categorias
Incêndio

Fumaça de incêndio — Os principais riscos

Inalar fumaça de incêndio é tão perigoso quanto as queimaduras causadas pelo fogo e mesmo que a exposição à fumaça seja por pouco tempo, então, existem chances de desencadear problemas respiratórios.

No artigo de hoje, vamos falar sobre os 5 principais riscos que a fumaça pode causar à saúde.

Para evitar a propagação de incêndio, além de ligar para o Corpo de Bombeiros, número 193, é extremamente importante que o seu estabelecimento esteja devidamente equipado.

Na Quality Tubos, você encontra materiais para instalação de rede de incêndio que foram testados e certificados de acordo com as normas técnicas de segurança.

Fumaça de incêndio e seus riscos à saúde

Inalar qualquer tipo de fumaça é prejudicial à saúde, bem como de cigarro ou de incêndio, a substância prejudica o organismo, seja por conta da inalação de elementos tóxicas ou pelas queimaduras internas que a penetração da fumaça pode causar.

Caso você vivencie uma experiência de incêndio, além de buscar pela saída mais próxima, é aconselhável cobrir a boca e o nariz com pano molhado, dessa forma, você bloqueia a entrada direta da fumaça.

Por fim, enquanto você aguarda ajuda necessária, busque ficar em locais arejados, com janelas e vitrôs, evitando lugares fechados.

5 principais riscos de inalar fumaça de incêndio

Mesmo que você tenha ficado por pouco tempo em contato com a fumaça, é importante procurar por ajuda médica, afinal, alguns sintomas podem surgir tempos depois do incidente.

Para descartar qualquer risco que seja, procure um médico o quanto antes e lembre-se: sua saúde é o mais importante.

A seguir, veja as 5 principais ameaças da fumaça à saúde:

    • Queimadura nas vias respiratórias;

Para as pessoas que estão muito próximas ao incêndio, o calor da chama pode causar queimaduras no interior da narina, laringe e faringe. A queimadura leva ao inchaço nas vias respiratórias e impede a passagem de ar.

    • Asfixia;

Respirar fica ainda mais difícil porque o fogo consome todo o oxigênio do ar, além disso, com o aumento de CO2 no sangue e pouco oxigênio no organismo, a pessoa fica cada vez mais fraca, chegando ao desmaio.

Riscos em Inalar Fumaça

    • Intoxicação;

Ao inalar a fumaça de incêndio, você também está respirando diversas partículas prejudiciais ao organismo, como cloro, enxofre e cianeto. Essas substâncias causam o inchaço das vias aéreas e impedem a passagem do ar pelos pulmões.

    • Bronquiolite/ Bronquite;

Isso se dá por conta da inflamação das vias respiratórias e o sintoma é o impedimento da troca de oxigênio.

    • Pneumonia.

Com a via respiratória prejudicada por conta da inalação de fumaça, você fica mais vulnerável à entrada e proliferação de fungos, vírus e bactérias que são os principais elementos da pneumonia.

CONFIRA TAMBÉM:  Mangueira de Incêndio: Conheça sua importância!

Utilize materiais de qualidade na sua rede incêndio

Para que incidentes com fogo e fumaça não aconteçam, é importante ter uma instalação de rede de incêndio de qualidade.

Portanto, mantenha seu estabelecimento protegido e de acordo com as normas de segurança.Compre online na Quality Tubos

Comentários

Uma resposta em “Fumaça de incêndio — Os principais riscos”

Deixe seu Comentário Seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *