Categorias
Tubos de Aço

Quando ocorre a corrosão nos tubos galvanizados?

Os tubos galvanizados são um dos mais procurados para quem busca por resistência e durabilidade nas instalações hidráulicas para condução de fluídos e gases, mas em quais situações ocorre a corrosão nos tubos galvanizados?

Ao contrário de outros tipos de tubulação, os modelos galvanizados se diferem pelo seu processo de fabricação e revestimento, no qual o tubo em aço carbono é submetido a imersão completa em um tanque de zinco, chamado de galvanização a quente/a fogo.
A galvanização serve justamente para prolongar a resistência e vida útil destes materiais de processos oxidantes.

Entretanto, se o tubo galvanizado é tão resistente assim ,ele não sofre o risco de corrosão, correto?

Errado!

Embora seja a alternativa de maior durabilidade, mostraremos a seguir algumas situações em que existe o aumento da oxidação nestes materiais:

Em cidades que ficam em regiões costeiras ou litorâneas, a corrosão de estruturas metálicas de todos os tipos é um problema muito comum.

A maresia contribui significativamente para o processo de corrosão. Com isso, naturalmente ocorre um desgaste em um período menor do que aconteceria em outros climas.

A corrosão dos tubos galvanizados também pode ser agravada por outros motivos, como uma galvanização sem controle de qualidade adequado, ou pela reação do uso de argamassas de cimento aditivadas com produtos químicos, que quando aplicadas nas paredes, são agressivas ao revestimento de zinco.

Mas então vale a pena escolher tubos galvanizados a fogo?

Com certeza!

Os tubos galvanizados se diferem dos tradicionais por uma série de motivos.
Essa proteção de zinco em sua superfície e parte interna (galvanização a fogo), garante que sejam um excelente condutor de fluidos e gases, já que aumenta a sua resistência anticorrosiva, diminuindo consideravelmente o risco de vazamentos ou rompimentos, garantindo também que o tubo fique mais resistente externamente, o que o torna uma excelente alternativa para o segmento da construção civil, reduzindo a necessidade de manutenção nas instalações.

Confira alguns exemplos onde os tubos em aço galvanizado são amplamente utilizados:

• Condução de fluídos e gases em geral (água, gás, óleo, ar comprimido)
• Usinas de açúcar e álcool;
• Indústrias química e petroquímica;
• Estruturas metálicas
• Indústria automobilística;
• Sinalização viária, entre muitos outros.

Ao saber mais sobre os tubos em aço galvanizado é importante ficar atento as normas que estabelecem o uso adequado para cada tipo de instalação (falamos um pouco sobre este assunto neste post), e adquirir somente materiais com distribuidores que ofereçam garantia de certificação, qualidade e procedência.

Nossa equipe de especialistas Quality Tubos está a disposição para esclarecer todas as suas dúvidas, fornecendo uma completa linha de tubos e conexões galvanizados com entrega garantida para todo o Brasil.Compre online na Quality Tubos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *