Categorias
Materiais Galvanizados

Conexões Galvanizadas Importadas, são Confiáveis?

As conexões galvanizadas são peças fundamentais na composição das instalações hidráulicas para condução de fluídos e gases e até mesmo em instalações para fins estruturais como corrimões e alambrados. Mas será que conexões galvanizadas importadas são realmente confiáveis para minha obra?

Veja também: Vantagens das Conexões Galvanizadas

Atualmente, assim como em todo o mundo, uma boa parte do mercado de conexões galvanizadas comercializadas no Brasil são importadas.

Devido a alta demanda de distribuição destas peças, os níveis de exigência no padrão de qualidade também aumentaram, a fim de se adequarem para serem aceitos em mercados internacionais.

Aqui no Brasil , para serem normatizadas em território nacional, elas devem passam por rigorosos testes de qualidade, que certificam que estão adequadas para atenderem as normas vigentes.

Estas normas são estipuladas pela ABNT (associação brasileira de normas técnicas) e  Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Como esses órgãos possuem normas rigorosas e bem definidas, a validação das certificações atesta que estas peças contam com o máximo de eficiência e durabilidade, estando aptos para aprovação de inspeções técnicas nas instalações.

E qual a norma que regulamenta as conexões galvanizadas? 

Aqui no Brasil existem uma série de regras que criam um padrão para a certificação das conexões galvanizadas. Essas regras estão todas descritas na NBR 6943 da ABNT.

Esta norma foi criada inicialmente em 1982 e contava com 29 páginas. Em 2016 ela foi totalmente reformulada e conta com mais de 70 páginas. Com isso, dá para entender que a NBR acompanhou o mercado e conta com uma lista extensiva de precauções e exigências para o produto em questão.

Muitos profissionais , principalmente da construção civil, consideram as normas da ABNT como algo fundamental na compra de insumos para execução de seus projetos, pois desta forma garantem a segurança das suas obras e instalações.

Mas como assegurar que as peças foram atestadas de acordo com estas normas? 

Infelizmente, nem todos os materiais estão adequados e certificados a atenderem as normas regulamentadoras, portanto questione sobre a certificação ABNT e Inmetro com seu fornecedor no ato da compra.

Na dúvida, solicite a apresentação dos certificados.

Lembrando que peças aprovadas pelo Inmetro possuem a gravação do selo em cada peça.

E dê sempre a preferência por fornecedores comprometidos com a entrega de materiais seguros e confiáveis, e com experiência em sua área de atuação.

Se precisar, conte conosco! 

Somos referência na distribuição de Tubos e Conexões Galvanizados desde 2010. Contamos com uma equipe qualificada e de prontidão para esclarecer todas as suas dúvidas.

Compre online na Quality Tubos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *