Categorias
Registros e válvulas

As válvulas mais comuns nas instalações hidráulicas

Um sistema hidráulico é composto por tubos, conexões, registros e válvulas, e tem como finalidade conduzir fluídos e gases para diversos fins em todos os tipos de indústrias, edifícios e residências.

Nas instalações hidráulicas, os registros e válvulas tem a função de controlar, bloquear e reter os fluídos nas tubulações.
Cada válvula possui uma função específica, e por isso devem ser utilizadas de acordo com o planejamento do projeto, assegurando desta forma o perfeito funcionamento de toda a instalação.

De forma geral, as válvulas hidráulicas são nomeadas de acordo com a sua função mais básica, sendo assim, elas podem ser válvulas de segurança, de descarga, de frenagem, redutora de pressão, de sequência, entre outras.

Neste artigo, vamos apresentar as válvulas de uso mais comum nas instalações hidráulicas e algumas de suas principais características.

São elas:

Registro de gaveta bruto:

De uso muito comum em redes de distribuição, poços artesianos, redes de hidrante e sistemas para captação de água para fins domésticos ou prediais, são utilizadas para liberar ou bloquear o fluxo de fluídos nas instalações. Possuem sistema de controle através de giro de volante, que faz com que o disco interno da válvula cause o bloqueio ou liberação do fluxo.

Leia também: O que você precisa saber sobre Tubos de aço para Poços Artesianos.

Registro globo 45°:

Encontrados em abrigos de hidrante para combate a incêndio, servem para abastecer e controlar o fluxo de água pressurizada para as mangueiras. Seu uso em conjunto com os demais equipamentos que compõem os abrigos, deve ser feito pelos bombeiros ou pela brigada de incêndio previamente treinada para este fim.

Válvula de retenção horizontal:

As válvulas de retenção horizontal são responsáveis pelo controle de fluxo em instalações de baixa ou média pressão. Se destacam por possuírem uma “portinhola” que abre e fecha automaticamente com a passagem do fluxo. Como o nome sugere, devem ser instaladas sempre em posição horizontal.

Válvula de retenção vertical:

As válvulas de retenção vertical controlam o fluxo em instalações de média pressão, e dependem da pressão dos fluídos para empurrar seu obturador para cima, liberando a passagem do fluxo. Se a pressão da linha não for forte o suficiente para abrir o obturador, a válvula se fecha automaticamente com a força da gravidade.

Válvula redutora de pressão:

A válvula redutora de pressão reduz e estabiliza a pressão dos fluídos nas instalações. Seu uso é indicado quando a pressão dos fluídos nas instalações puder exceder a pressão máxima permitida de qualquer um dos outros dispositivos que fazem parte da instalação. Seu uso é indicado para instalações de acondicionamento, sanitário, irrigação, distribuição de ar comprimido, proteção contra incêndio e instalações sanitárias em edifícios.

Válvula esfera: Esta peça de uso bastante comum em residências e sistemas de ar comprimido, utiliza uma esfera oca, perfurada e pivotante para controlar o fluxo de fluídos ou gases de uma abertura para outra dentro de uma tubulação. É acionada com apenas ¼ de volta. Ou seja, para obter o fechamento ou abertura é necessário apenas um quarto de giro, ou um movimento de 90°.

Válvula fundo de poço metal:

Também conhecidas como Válvulas de Pé com Crivo, são instaladas na parte inferior das tubulações verticais que contém sucção por bombas, com o objetivo de reter a coluna d’água quando houver paralisação das bombas, facilitando dessa forma sua reativação.

Importante destacar que, assim como as demais peças que compõem qualquer sistema hidráulico, é fundamental o uso de registros e válvulas com garantia de origem e procedência, e que atendam os padrões de qualidade especificados pela ABNT/NBR.

O uso de peças de má qualidade ou sem as certificações adequadas podem causar danos e prejuízos irreparáveis em uma instalação, como vazamentos, danos na estrutura das edificações causadas por infiltração, ou até mesmo explosões em instalações de redes de gás.
Vale lembrar que os projetos hidráulicos assim como sua execução devem ser realizados por profissionais habilitados e competentes.

Conheça nossa loja online e confira uma ampla variedade de registros e válvulas, com qualidade e certificação para suas instalações.Compre online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *