Categorias
Incêndio

Manutenção preventiva nos abrigos de hidrante

Hoje falaremos sobre a manutenção preventiva nos abrigos de hidrante e sua importância.

Os hidrantes de parede e de recalque possuem a função de disponibilizar condições e equipamentos para combater incêndios.

Além disso, também auxilia no abastecimento das viaturas do corpo de bombeiros em situações de emergência.

Tão importante quanto a existência de um sistema para prevenção a incêndios, é a manutenção periódica destas instalações e dos equipamentos que formam sua composição.

Já comentamos aqui , sobre a importância da emissão do AVCB (o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Esta licença, além de especificar as diretrizes de segurança para as instalações de prevenção e combate a incêndios, também determina a manutenção periódica obrigatória destas instalações, sob o risco de perda da licença já emitida, se caso estas inspeções não sejam validadas pelo corpo de bombeiros.

Quando devo realizar a manutenção preventiva nos abrigos de hidrante?

-Sempre após o uso dos equipamentos, para verificar quais componentes precisam ser substituídos (mangueiras, registros, tubulação e acessórios);

-Quando houver sinais de danos aos equipamentos que compõem as instalações. Sejam por sinais de desgaste natural, vandalismo ou acidentes;

– Antes de vencer o período de validade determinado na emissão do AVCB — A emissão deste documento possui prazo determinado de acordo com os riscos da edificação e podem variar de 1 a 5 anos;

– Quando houver alguma reforma com alteração no projeto inicial. Neste caso, se faz necessária uma nova inspeção para conferir se as alterações da edificação estão de acordo com os padrões de segurança determinados pelo AVCB.

Como resultado, a manutenção preventiva e periódica das instalações de hidrantes, asseguram que as instalações cumpram sua função em situações de emergência.

Dessa forma, evitam-se falhas por equipamentos avariados que podem causar incontáveis prejuízos.

Portanto, consulte sempre profissionais capacitados para realizar a inspeção e troca dos equipamentos e conte com a Quality Tubos para o fornecimento de tudo o que suas instalações de prevenção e combate a incêndio precisam!

Tubos e conexões galvanizados, registros e válvulas, abrigos e mangueiras, e muito mais!

Confira também nossa linha de kits econômicos completos, para instalação ou manutenção de sua rede de hidrantes.Compre online na Quality Tubos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *